sábado, 15 de dezembro de 2012

Terceiro Domingo do Advento - Alegrai-vos!



Celebramos com esperança, otimismo e muita fé o Terceiro Domingo do Advento – Gaudete – Domingo de Júblio, Domingo da Alegria. A exemplo do Profeta Isaías, todos devemos nos alegrar, pois o Senhor está próximo. São João Batista aparece neste domingo para preparar o caminho de Jesus até nós.
A Palavra de Deus proclamada neste Domingo nos apresenta o tema da alegria, pois o Espírito do Senhor está sobre nós, nos leva a orar sem cessar e nos faz reconhecer em S. João Batista o mensageiro da vinda de Jesus.

“O Espírito do Senhor repousa sobre mim, o Espírito do Senhor me enviou aos pobres para feliz anunciar-lhes tal proclamação.” (Is 61,1).

Com nossa ação de graças, reconheçamos que se realizou para nós o anúncio da libertação. Nosso Deus nos associa à alegria da sua vida nova” “Dizei aos tímidos: coragem, não temais; eis que chega o nosso Deus, Ele mesmo vai salvar-nos” (Is 35,4).

“Pela Santa Tradição da Igreja, o Terceiro Domingo do Advento é denominado ‘Domingo Gaudete’, que significa ‘Domingo da Alegria’. Isso, porque a antífona de entrada começa com esta expressão: ‘Alegrai-vos sempre no Senhor’ (em latim ‘Gaudete in Domino semper’). Esta, portanto, é a chave para a compreensão dos textos bíblico-litúrgicos e eucológicos, assim como dos ritos e símbolos do Terceiro Domingo do Advento.

A alegria de que trata a Liturgia deste domingo liga-se à proximidade da festa da Natividade do Senhor. A percepção de que já atravessamos mais da metade do caminho rumo à Santíssima Noite onde o Menino Deus nacerá, ilumina a celebração da Igreja em força e fé. Com razão a Oração da Igreja assim se exprime: ‘Levantai vossa cabeça, pois a vossa redenção se aproxima’. Portanto, o júbilo não se dá somente por que já se aproxima uma ‘data memorável’, mas sobretudo, porque as consequências do Mistério que nela se celebra já podem ser sentidas pela Igreja peregrina.


Os Paramentos Róseos caracterizam uma fonte deste sinal de alegria, são permitidas poucas decorações, bem sóbrias demonstrando o mesmo. A Raridade na Liturgia é principalmente os paramentos de cor rósea, usados neste Domingo Gaudete, e no IV Domingo da Quaresma, Laetare.

A Igreja em festa, pois ouve e exclama: "Alegrai-vos!" celebra em festa este dia, marcado pela espera do Salvador que virá no Natal.

Bom Domingo a todos!
Luís Tenorio, fundador e administrador do Arauto Traditionis
3° Domingo do Advento, 15 de dezembro do Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2012 

2 comentários: